Categorias

Principais recursos para gestão acadêmica

Uma boa gestão acadêmica requer uma ferramenta eficaz. Saiba quais são os recursos essenciais que você deve procurar em um sistema.

A gestão acadêmica de uma instituição de ensino mudou significantemente. O que antes era feito manualmente ou por planilhas do excel, agora, com ferramentas tecnológicas, ficou mais fácil administrar e controlar os processos diários em todos os setores. A maior preocupação agora, é saber escolher uma ferramenta completa, segura e que atenda a todas as demandas da instituição.

Para fazer essa escolha, deve-se levar em conta alguns recursos que são obrigatórios para a gestão. Separamos uma lista com alguns itens que você deve procurar para ter um gerenciamento eficaz:

Controle de registro e documentos:

A gestão acadêmica é o pilar para o funcionamento de todos os outros setores. Com uma grande quantidade de documentos e registros de alunos, este módulo minimizou o uso de papéis e, de maneira eficiente, controla as informações. Seja sobre seus documentos pessoais, matrículas, rematrículas, avisos, horários, notas e outros.

Controle financeiro:

A parte financeira de uma instituição requer muito cuidado. Ela mostra sobre contas a pagar e contas a receber. Além de auxiliar nas cobranças e negociações, uma gestão financeira eficiente mostra para onde o dinheiro está indo e, também, onde ele poderia ser aplicado para maior captação de alunos.

Portais de acesso:

Os itens já vistos, facilitam o dia a dia do setor da secretaria. Já o portal de acesso, é indispensável aos professores e alunos, que precisam ter uma comunicação rápida e eficaz. Nele, é possível que o professor lance notas, materiais, avisos e outros. Por sua vez, o aluno tem maior facilidade no acesso de informações importantes como resultado de provas, pagamentos, tarefas, dentre outros. Tudo isso, sem precisar se locomover até o local.

Atendimento:

Uma ferramenta completa pode gerar dúvidas entre os que utilizarão a ferramenta. Para isso, é essencial que exista um suporte competente, que auxilie na manutenção e direcionamento das funções existentes dentro do sistema.

– Segurança:

Por se tratar de um sistema com armazenamento de documentos, a segurança dos dados é muito importante. O software ideal deve se enquadrar na Lei Geral de Proteção de Dados. Isso gerará mais confiança para a instituição.

LGPD
Quer saber mais sobre LGPD? Clique e acesse o curso gratuito

– Adequações com o Ministério da Educação:

As instituições de ensino devem se adequar as prerrogativas impostas pelo MEC, com isso, a empresa de software deve estar dentro nas normativas e oferecer módulos pré-definidos e adaptados às normas.

Estes, são alguns dos itens essenciais para uma gestão acadêmica eficaz. Além destas, existem também outras funções que facilitam ainda mais outros setores. O JACAD é um ERP completo, que contempla estas e outras facilidades. No e-book abaixo você pode conhecer um pouco melhor sobre ele.

JACADQue tal utilizar destas ferramentas para impulsionar sua instituição? Agende sua demonstração com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *