Categorias

Educação Continuada, é o novo pote de ouro das IES?

Instituições de Ensino que ofertam cursos de Pós-graduação, atraem profissionais que buscam por conhecimento continuo.

As Instituições de Ensino tem se reinventado e se conectado cada dia mais as necessidades do mercado, e, também das pessoas, oferecendo especializações como a Educação Continuada, que trazem um diferencial para o currículo. 

 

PRINCIPAIS APRENDIZADOS DESTE ARTIGO:
  • O que é o Educação Continuada.
  • Qual o crescimento da procura pelas pós graduações durante os anos?
  • Por que vale a pena investir em Pós-Graduações para minha Instituição de Ensino.
  • Como lidar com a diversificação de preços
  • O que o JACAD oferta, para alavancar sua Instituição.

 

O que é o Educação Continuada?

 

Educação continuada, é onde o individuo está em constante desenvolvimento e qualificação. Podendo ser através do âmbito acadêmico, pessoal ou profissional.

As empresas e instituições que ofertam esse tipo de ensino, também crescem a maneira que disponibilizam esse tipo de ensino para seus alunos/colaboradores, que estarão sempre se desenvolvendo como profissionais. 

Exemplo de educação continuada?

 

  • Cursos de extensão 
  • Pós-graduações
  • Cursos livres 

Investindo na Educação Continuada, além de atrair um novo segmento de público para sua instituição de ensino, você agrega valor ao nome da sua IES e, consequentemente, aumenta a procura para seus outros serviços, como a graduação e gradativamente aumenta seu faturamento.

 

A busca por qualificação profissional: O crescimento de vendas de cursos de Pós-graduações. 

 

Um dos formatos mais populares de educação continuada, as pós-graduações são opções realmente procuradas por brasileiros. Elas podem ser divididas em Lato-sensu, com um viés mais objetivo e voltado para a aplicação na rotina profissional ou Stricto-sensu, voltado para o estudo científico e aplicação acadêmica. 

No Brasil, o número de profissionais matriculados em pós graduações lato sensu é aproximadamente três vezes maior do que na modalidade stricto sensu. De acordo com o Instituto Semespos números referentes a matrículas em 2019 foram 1.187.457 e 380.638, respectivamente. 

Segundo o site G1 o número de alunos da pós-graduação EAD teve um crescimento de 53,4 % em 2021/2022 na comparação com 2019, enquanto a modalidade presencial ficou com 46,6 % desse total.

 

Gráfico do aumento de procura por Pós-Graduações

FONTE : BASE DE DADOS G1 

 

Vale apena investir na modalidade de Pós- Graduação em minha instituição de ensino?

 

De acordo com a plataforma SalesLeads, nos últimos três anos, houve a abertura de (440 novas IES) voltadas somente para os cursos de Pós-graduação no Brasil.

Nesse ínterim, em 2022 o total de IES que focam apenas em cursos de pós graduação no Brasil é de 207, comparado a 2020 que foi de 140 novas IES. 

 

COMO LIDAR COM A DIVERSIFICAÇÃO DE PREÇO SENDO UMA INSTITUIÇÃO QUE OFERTA CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA?

 

Com o volume de instituições de ensino que estão sendo credenciadas no MEC, iniciou-se a Guerra dos preços no mercado de educação, e tratando de preço, é necessário que as instituições observem dois parâmetros:

 

  • Necessidade de se posicionar para qual tipo de pós graduação ela quer possuir;
  • Diversificação no mercado comum.                          

 

A necessidade de se posicionar para qual modelo ela quer, se dá o conceito de que: Quanto mais ela investe em conteúdo, horas ministradas, professores qualificados, que já trabalhem naquela área e materiais trabalhados nessa pós, mais ela tem poder de cobrança para a mesma. Afinal, ela está vendendo um ensino qualificado e não somente um certificado.

 

É observável que grande parte das pessoas que estão no topo da pirâmide do valor agregado preferem se especializar em algo que faça com que os mesmos obtenham as competências necessárias que aquilo vai agregar para si. Ou seja, a evolução que terão na sua área, a fácil empregabilidade, que seja algo rápido, que esteja de acordo com a sua graduação, onde você já sai preparado para um mercado específico. Elas buscam a conexão com pessoas da mesma área para troca de conhecimento. É fundamental que as instituições que desejam ofertar a educação continuada, observem esses parâmetros e fiquem atentas para assim, conseguir captar seu publico-alvo. 

 

E COMO O JACAD TRABALHA COM A PÓS GRADUAÇÃO?

 

O Jacad, tem funcionalidades que auxiliam a sua IES a trabalhar com a Pós-Graduação de forma simplificada.

 

Um exemplo é o nosso E-course. Uma vitrine virtual dos cursos que a instituição oferta. Nele, o aluno poderá escolher o curso, efetuar a matricula, fazer o pagamento via boleto, pix ou cartão. Tudo isso de forma rápida, agilizando e facilitando os processos de ingresso do aluno na instituição.

 

→ Clique aqui para saber mais sobre nosso E-course. 

 

Também trabalha com a matricula modular, a mesma funciona de maneira com que quando os alunos estão ingressando na IES, poderão ser montadas as disciplinas em cima dos módulos. Ou seja, os próprios alunos podem escolher quais disciplinas daquele modulo eles querem cursar.  

 

O calendário de aulas faz o controle de datas. Onde poderá ser visto e ajustado a data de limite de matricula, a data de início, de termino. Que quando o aluno conclua o ensino, ele ainda possa ter um tempo de acesso dentro dos portais, caso necessário.

 

Em síntese, essas são algumas das funcionalidades que o Jacad oferta para facilitar seu processo voltado para as pós graduações sendo elas Lacto e Stricto Sensu.

 

Assista a live-master no nosso canal do Youtube Jacad. Feita pelo nosso CEO Leandro Scalabrin em parceria com o Consultor Educacional Ryon Brian. Focada em diversificações e metodologias para se destacar como IES com os cursos de Pós-Graduação.

LIVE MASTER- PÓS GRADUAÇÃO

 

Para você IES, que quer se diversificar no mercado da educação, se inscreva abaixo para receber sobre nossos eventos gratuitos. 

Fique por dentro de todas as novidades do mercado educacional com o Grupo SWA!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *