Categorias

Evasão escolar: quais estratégias para combater?

Qual o diferencial que a sua escola está trazendo para diminuir o aumento de evasão escolar? Confira as estratégias para diminuir esse índice.

Evasão Escolar é entendida como o ato do aluno abandonar os estudos, ou que reprovou no ano letivo e não realizou a matrícula no ano seguinte.

Segundo pesquisas da Pnad Contínua, divulgadas pelo IBGE em 2019, cerca de 40% da população brasileira acima dos 25 anos não completou o ensino fundamental. Revela também que 11,8% da população entre 15 e 17 anos estão fora das escolas, equivalente a 1,1 milhão de pessoas.

A evasão escolar é um problema social que vem crescendo, e compromete diretamente o desenvolvimento da educação no Brasil.

Venha conferir os motivos que geram a evasão, e quais estratégias sua instituição pode tomar para evitar e diminuir a evasão.

 

O que gera a evasão escolar?

Existem diversos fatores que levam à evasão escolar, as mais frequentes abrangem a ausência de interesse pela escola, ou dificuldades de aprendizagem, falta de estímulo familiar, problemas de acesso à instituição de ensino, bullying, entre outros.

A ausência de interesse pela escola pode ser ocasionada por alguns motivos, como a proposta pedagógica, ou seja, o tipo de metodologia empregada pelos professores e a adoção de práticas que privilegiam o produto da aprendizagem, a falta de colocar os alunos como protagonistas de seu aprendizado.

A dificuldade de aprender pode ser tanto vinda do aluno quanto da proposta de ensino da escola. Um fator que facilita o processo educacional é o investimento em tecnologias, e em metodologias que despertam interesse e facilidade no aprendizado.

O bullying também é um motivo de evasão, pois o aluno é vítima de atos de violência física ou psicológica, e muitas vezes passam despercebidos pelos olhares dos professores e diretores. Quem sofre bullying muitas vezes não consegue conversar com seus familiares ou com professores e coordenadores, por conta de vergonha ou outros motivos, e cabe a instituição de ensino criar medidas para conscientização e preocupação com seus alunos.

Os outros motivos que podem levar a evasão, como citados: falta de estímulo familiar, acesso à escola e transtornos de aprendizagem, não estão diretamente ligados à instituição, mas é possível por meio de ações mediadoras com finalidade de minimizar esse tipo de condições.

 

O que fazer para combater a evasão escolar?

Muitas vezes o motivo da evasão não é somente dentro da escola, mas é preciso estar atento para as atitudes que busquem reduzir as estatísticas.

Estratégias podem ser pensadas para reverter o quadro de desinteresse dos alunos, como por exemplo, obter um ambiente mais acolhedor, um espaço livre para expressão de opinião, aprendizado e para testar habilidades.

Vamos listar algumas estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar a combater a evasão escolar na sua instituição.

 

1 – Entender quais os pontos fracos da Instituição

Nesse momento é ideal que os setores da instituição se unam para analisar possíveis pontos de melhoria, seja na infraestrutura, ou no ensino, se é preciso fazer capacitações e treinamentos com os professores.

Você pode realizar pesquisas de satisfação tanto com os alunos quanto os pais, para entender de fora quais são os pontos para serem observados com mais atenção, se será necessário aplicar algum investimento dentro da escola. Com esse método você acaba fortalecendo o relacionamento com o público.

 

2 – A sua metodologia é atrativa?

Os gestores pedagógicos precisam avaliar se os métodos de ensino dentro da escola despertam interesse dos alunos, e se geram resultados na aprendizagem.

É importante que o currículo ofereça atividades que tragam prazer à experiência escolar do aluno e que proporcione o contato com as disciplinas por meio de atividades motivadoras, como:

– Debates de filmes e livros;

– Atividades externas em parques;

– Análises de músicas e cinema;

– Gamificação – utilizar por meio dos jogos, estratégias para desenvolver aulas mais interativas, já que os jogos já fazem parte do dia a dia do estudante, e inseridos no meio escolar despertam a curiosidade, tornando o aprendizado mais divertido.

 

3 – Integrar tecnologia no aprendizado

A tecnologia já está criando seu espaço dentro do dia a dia das pessoas, e os alunos desde muito cedo já estão tendo seu contato com ela. E para o aprendizado não é diferente, pode ser integrado e trazer interesse e mais facilidade no aprendizado.

Invista em inovações tecnológicas, pense em materiais mais interativos, atualizados e interdisciplinares. Veja alguns pontos interessantes que o material deve ter:

– Temas e assuntos relacionados à realidade dos alunos;

– Criar uma identificação com os alunos;

– Despertar o interesse pelas disciplinas;

– Gerar discussões e debates em aula.

 

4 – Projetos interdisciplinares

Os alunos precisam além do conteúdo em sala, e dos materiais didáticos, observar na prática como funcionam certas áreas do aprendizado, para que possa obter uma compreensão como um todo.

Sendo assim, o aluno precisa perceber uma conexão real entre o que aprender e o contexto que vive, aí que entra os projetos interdisciplinares, por fomentar o engajamento dos alunos e criar um campo de debates, fazendo com que haja uma construção efetiva de conhecimento.

 

5 – Controlar a frequência do aluno

Uma ação comum nas escolas é controlar a presença do aluno por meio de chamadas e mantendo o contato com a família em caso de faltas, para manter a comunicação e a consciência da situação e pronta para agir caso necessário.

 

Neste post entendemos o que é a evasão escolar, e como os seus números aumentam no Brasil, trazendo dados e pesquisas que apontam o tanto de jovens que desistem dos estudos antes mesmo do ensino médio.

Quais as estratégias que as escolas precisam pensar e tomar para evitar que esse número continue em uma constante crescente. Com iniciativas inovadoras, que possam despertar ainda mais o interesse do aluno, mostrando a importância de um processo de aprendizado para o futuro.

 

Esse post foi útil para você? Não deixe de se inscrever na nossa newsletter e continue recebendo conteúdos para otimizar o dia a dia na sua instituição de ensino!

Até a próxima! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *