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Ensino híbrido: o que é e como implementar na sua escola

O ensino híbrido tem grande expectativas para se tornar no novo normal na forma de aprendizado nas instituições de ensino, venha conferir!

O ensino nos colégios vem cada vez mais evoluindo para metodologias que potencializam o aprendizado do aluno, incentivando maior flexibilidade de ambientes e de horários para estudar, capacitando-o a exercitar a sua responsabilidade, aumentar o rendimento e produtividade. E um exemplo dessas metodologias é o Ensino Híbrido.

Neste post, vamos mostrar o que é o Ensino Híbrido, como ele funciona e como pode ser usado em escolas e colégios.

O que é o Ensino Híbrido?

Essa metodologia de ensino tem como objetivo aliar os métodos de aprendizagem online e presencial. Como a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, as crianças também estão tendo seu contato mais cedo.

As escolas podem usar desse meio para atrair a aprendizagem através da tecnologia, buscando ferramentas que auxiliem nesse processo. O ensino híbrido por ser mesclado entre o online e o presencial, é responsável por captar o que existe de melhor em cada ambiente para potencializar a experiência educativa.

Mas ao aderir a essa forma de metodologia, é preciso estar atento a treinar seus professores para que seja aproveitado em seu máximo os benefícios que o ensino híbrido pode oferecer, como organização das salas de aula, planejamento pedagógico, e de como manter os alunos interessados.

E uma das grandes vantagens dessa metodologia, é que o aluno pode decidir qual o melhor lugar para ele potencializar o seu aprendizado, exercitando a sua capacidade de coordenar suas próprias tarefas diárias e aprimorar a sua disciplina.

Como preparar os professores para o ensino híbrido

O professor precisa estar preparado para auxiliar o aluno a buscar pelo seu protagonismo no aprendizado e guia-lo no desenvolvimento de suas competências. E um dos principais papéis do professor é ajudar na construção de um senso crítico dos estudantes.

A modalidade de ensino híbrido exige qualificação do professor para fazer com que suas aulas passem a ser eficazes para seus alunos. E esse esforço vem do conjunto entre os educadores e a escola, para que promova a formação necessária, para utilizar com mais eficiência os meios digitais para criar modelos de ensino que se adapte as realidades atuais.

Existem algumas ferramentas que auxiliam os profissionais de várias áreas, escolas e projetos político-pedagógico em diversas realidades.

– Crie e disponibilize os conteúdos em PDF

Os arquivos em PDF podem ser acessados rapidamente em diversos dispositivos, e ainda ser impresso ou levado para qualquer lugar.

A criação desses documentos pode contribuir com a formação de um material didático próprio, que permite o aluno ter uma ferramenta de pesquisa da própria escola.

– Treine seus professores

Os treinamentos são essenciais para trazer o entendimento da forma de utilização e funcionalidades das plataformas que serão usadas para as aulas. Sem contar que ajuda os professores a realizar diferentes formas de avaliar os alunos, interagir, e outras estratégias que podem ser adotadas para ao ensino.

Alguns professores de matérias específicas, podem sentir uma certa dificuldade em ministrar, como matemática, química, física e educação física, e então nesse momento é preciso fazer um treinamento individual para discutir ações estratégicas para o ensino.

Os treinamentos são importantes para possibilitar a troca de experiência e criar melhores configurações, tanto quanto a técnicas quanto ao ambiente, tornando as aulas mais tranquilas.

– Comunicação

O professor precisa ter uma comunicação clara e objetiva no ensino híbrido, para otimizar o tempo com os alunos, mesmo se a sala estiver separada em grupos.

Além da comunicação com os pais e a equipe da escola, é um importante trabalho para coletar informações sobre o desenvolvimento do aprendizado.

– Criatividade

Os professores precisam estimular a busca pelo aprendizado de seus alunos, assim ter o domínio das ferramentas digitais para aproveitar o máximo que elas podem oferecer.

Trazer diversão para dentro do aprendizado pode impulsionar ainda mais o aprendizado e a forma de desenvolver opiniões e senso nos estudantes.

– Liderança

Para conseguir a atenção dos alunos utilizando da tecnologia exige postura de liderança e paciência.

É preciso saber orientar os alunos na direção correta de utilizar as ferramentas para liderar o exemplo, encorajando a construir seu caminho com autonomia.

– Aprendizado e evolução

Com o avanço constante da tecnologia, logo das ferramentas a serem utilizadas dentro da escola, o professor também precisa adotar uma cultura de aprendizado constante, para não ter dificuldades no ensino.

Os alunos também podem acabar se tornando “mentores” da inovação, trazendo novidades do que vivenciam para dentro da sala de aula. Então nesse aspecto os professores e escola devem estar atentos a cursos e formações específicas para especializar e capacitar o papel do professor no ensino híbrido.

Métodos do Ensino Híbrido

– Presencial

Aulas tradicionais de aprendizado com a presença do professor, onde podem ser complementadas com o uso da tecnologia para permitir que os estudantes controlem seu próprio ritmo de estudo.

– Rotação

Os estudantes passam de uma atividade para outra com diferentes objetivos de aprendizado, seja em uma sessão de ensino digital por um professor, ou de forma auto dirigida.

O aluno define o seu cronograma e então rotaciona através de estações de aprendizado, esse roteiro também pode ser montado pelo professor.

– Flexível

Esse método pode ser usado alternadamente com o aprendizado personalizado, isto é, ao acessar os meios de integração de aprendizagem em um sistema de gestão de aprendizado, o aluno pode controlar a sua jornada de estudos, escolhendo o que ele deseja aprender. O professor geralmente está presente como mentor, para responder perguntas.

– Gamificação

Uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos no ensino, como pontuações, fases ou níveis. O objetivo é motivar os alunos a experimentar o material em seus próprio tempo e também promover um pouco de competição com ele mesmo.

A gamificação promove uma competição saudável, pois provoca um sentimento de êxito, acompanha claramente o progresso do estudante, oferece um feedback em tempo real, com testes online de múltipla escolha, entre outros benefícios.

– Laboratório online

Essa modalidade tem como objetivo envolver e solidificar o aprendizado, e o estudante tem a liberdade de controlar aspectos como o tempo de estudo, o modo, ritmo e local.

Esse método é totalmente online e não tem interação com o professor, ocorre antes ou depois de um treinamento pessoal, os alunos acessam o conteúdo em seu celular, computador, na escola ou em casa.

– Self-Blend

Essa metodologia é um conteúdo suplementar, seja na forma de webinários, artigos, blogs, ou vídeos adicionais. Complementa o estudo do aluno, para aprofundar o que está sendo estudado.

Sendo assim, o aluno tem a sua aula seja online ou presencial, e então, escolher se aprofundar no conhecimento ou experiência educacional com diferentes recursos virtuais, disponibilizados pela instituição.

– Online

Aulas totalmente realizadas em ambientes virtuais, onde os alunos podem interagir com o professor através do chat, email, fórum, mas não presencialmente.

Um ambiente virtual de aprendizado é a melhor maneira de incentivar os usuários a redirecionar seu aprendizado enquanto monitoram o processo e aproveitam das mídias virtuais disponíveis.

O Ensino Híbrido vem com uma popularidade bem grande e tende a ser o novo normal nas instituições de ensino, seja escolas, colégios ou faculdades. Além de trazer vários benefícios para o desenvolvimento dos alunos, proporciona uma disciplina e responsabilidades desde cedo.

Sua escola já começou a fazer a implantação do Ensino Híbrido? Ou utiliza de outras metodologias para impulsionar o ensino? Conta pra mim aqui nos comentários!

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