Categorias

Mantenha a motivação dos professores na sua Instituição de Ensino

É importante estar observando a motivação dos professores, principalmente para manter a saúde mental e a educação eficiente na Escola.

Como está a motivação dos professores da sua Instituição de Ensino? O que é feito internamente para que a motivação continue, e a produtividade aumente?

É preciso olhar para seus docentes com o mesmo carinho que você olha para seus alunos, e se preocupar com a motivação deles também. Pois os professores são as principais pessoas no processo de aprendizado do aluno, e mesmo com a implantação de metodologias ativas onde o aluno se torna o protagonista, o professor vai agir como um mentor.

No post de hoje trouxemos algumas dicas para auxiliar a sua instituição nas estratégias para manter os professores motivados. Confira!

Importância de motivar os docentes

Os professores possuem um papel importante dentro da Instituição, desde encorajar os alunos, trazer ideias inovadoras para aplicar atividades em sala, lidar com indisciplina, muitas vezes escassez de recursos e ainda administrar rotinas extensas de trabalho.

Sendo assim é necessário olhar para o professor e manter motivado, pois contar com um profissional entusiasmado, comprometido e interessado impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem, gerando uma educação muito mais efetiva e de qualidade para aos alunos.

A instituição de ensino precisa tomar medidas estratégicas para manter a motivação dos professores, ou seja, ter um compromisso de gestão na escola, levando em consideração que é necessário estar cuidando dos profissionais para que mantenham o ânimo dentro e fora da sala de aula.

Como motivar meus professores?

Existem diversas formas de você motivar seus profissionais, e mostrar a sua importância dentro da instituição. É fundamental conhecer e ouvir a equipe escolar para que seja efetiva as formas de eliminar o desconforto e acrescentar fatores motivadores ao dia a dia dos professores.

Demonstre respeito e valorização

A instituição precisa demonstrar para o profissional que se preocupa e respeita a rotina dele. Isso já é um grande passo, pois o profissional que se sente valorizado tende a colaborar de forma mais produtiva e engajada nas atividades.

Feedbacks

Realize feedbacks constantes com a equipe, pontuando os pontos fortes e resultados, e auxiliando nas necessidades de melhoria. Dessa forma é mais efetiva os profissionais se sentirem acolhidos e valorizados pela Instituição de Ensino.

Diálogo entre professores e gestão

As equipes de gestão e administração escolar e o corpo docente precisam estar em sintonia, ou seja, trabalhar mais próximos e alinhados. Promovendo reuniões entre esses setores, ou pesquisas de satisfação interna, o diálogo precisa ser contínuo.

É fundamental que o professor se sinta à vontade para compartilhar relatos e experiências, opinar, elogiar e reclamar, sem medo de represálias e retaliações. Além disso, manter um ambiente saudável e amistoso é estimulante e animador, assim como transparência e diálogo contínuo assegura práticas de trabalho agradáveis e acolhedoras.

Pontos de melhoria na Instituição

Um dos pontos importantes é investir em uma infraestrutura com boas ferramentas de trabalho, contanto com recursos para ministrar aulas de qualidade, assim o professor pode promover o ensino de forma mais efetiva.

Dessa forma, a instituição precisa fazer um mapeamento de pontos em que precisam de atenção e investimento, assim como eliminar o que não traz benefícios para a prática docente. Os professores, principalmente, não devem se preocupar com alguma falta de recursos para suas aulas, ele precisa ter em mãos tudo o que é necessário para desempenhar bem a sua função.

Invista em infraestrutura que otimize a rotina dos professores, com ferramentas para a gestão de tempo e até automatização de processos burocráticos.

Capacitação e formação

É importante pensar em estar em constante evolução dentro da instituição de ensino, em diversos fatores, principalmente em capacitações de professores. Sentir-se preparado, seguro e atualizado para desempenhar seu papel é uma grande motivação e impulso para a transformação positiva nos contextos da escola.

A instituição deve motivar as capacitações, trazer as formações para o corpo docente de forma frequente e regular, seja qual for o formato, o principal é que os professores estejam em contato com as melhores práticas, inovações da sua área e intercâmbio de ideias.

Saúde mental dos professores

O professor possui uma rotina fora da sala de aula também, precisando muitas vezes levar atividades para serem realizadas em casa, como avaliações para corrigir e planos de aulas para serem elaborados. E é preciso tomar cuidado para que não haja sobrecarga profissional que possa afetar a vida pessoal do professor.

Por isso a importância de organizar a rotina escolar e otimizar a vida fora da sala de aula, incentivar os professores para que se dediquem a vida pessoal, respeitando os momentos de lazer e descanso.

Quando os professores se sentem desmotivados, a sua produtividade tende a diminuir, e isso pode afetar os alunos dentro da sala de aula, por isso é importante que a instituição de ensino esteja em constante comunicação com o professor.

É importante aplicar práticas constantes de auxílio ao professor em relação a saúde mental e bem-estar. Evitando problemas como a síndrome de Burnout, por exemplo, a instituição precisa promover tríades que envolvem o apoio, o acolhimento e a formação.

Como a sua instituição de ensino tem olhado para seus professores? Quais as estratégias que você aplica para manter a motivação dos professores e fornecendo um ensino de qualidade? Conta para nós aqui nos comentários!

Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter e não perder nenhuma informação!

Até a próxima! 💙

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *