Categorias

Tendências educacionais que serão vistas em 2022

Estamos em constante mudança e algumas tendências educacionais serão seguidas em 2022, adaptando-se ao novo cenário e a evolução tecnológica.

As tendências educacionais estão em constante evolução, acompanhando as mudanças e impactos mundiais. A pandemia é um exemplo de mudança que afetou a todos e todos os setores. Na esfera educacional, as instituições e alunos tiveram que se adaptar ao ensino remoto, utilizando estratégias para captar e reter os alunos, mesmo com este novo cenário.

O ano de 2022 será um ano em que se colocará em prática algumas das lições do ano anterior, e podemos dizer que o ensino remoto na educação é uma tendência que será aderida a partir de então. Além dessa, existem outras tendências que serão seguidas, citamos algumas:

 

– Sala de aula híbrida

Uma necessidade que acabou se tornando o método escolhido pelas instituições, mesmo que a volta às aulas esteja voltando aos poucos, a sala de aula híbrida trás flexibilidade aos professores e alunos, pois é um ensino que mescla o ensino online e presencial. O fácil acesso aos materiais e com o ensino em qualquer ambiente, o método exercita a responsabilidade do aluno e qualifica o professor, fazendo com que este busque formas de aprimorar e se adaptar ao novo;

– Realidade estendida

Ainda falando sobre as tendências educacionais que mesclam o mundo virtual com o real, a realidade estendida se faz presente dentro das instituições como um dos métodos de retenção. Em casos de ensino à distância, por exemplo, fazer uso da tecnologia é peça chave para manter a atenção e, também, trás maior interesse e entendimento do assunto;

– Recursos visuais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, desde os anos 2000 o tempo de atenção das pessoas caiu de 12 para 8 segundos e, quando falamos dos jovens millennials, os recursos visuais são os que acabam prendendo a atenção dos alunos, ou seja, os professores tendem a investir em materiais altamente visuais e envolventes;

– Aprendizado assíncrono

Outro método que explora independência dos alunos é o aprendizado assíncrono, que permite que o aluno tenha controle em concluir lições em seu próprio tempo, já que o conteúdo pode ser acessado a qualquer momento, sem a necessidade que todos estejam online ao mesmo tempo;

– Soft Skills

O treinamento de soft skills será uma tendência extremamente necessária, principalmente agora com o novo ensino médio, que terá como objetivo preparar o aluno para o futuro. Este método estimula e aprimora as habilidades e aptidões, preparando-os para o mercado de trabalho.

Estas, são algumas tendências educacionais que você verá muito no mercado educacional a partir de 2022. Já utiliza de alguma delas? Conta pra gente!

2 respostas em “Tendências educacionais que serão vistas em 2022”

OK GRUPO SWA. O meu Colégio Militar e Faculdade 🇧🇷EDUCACIONAL CÍVICO-MILITAR E FACULDADE BRASIL LTDA.🇧🇷 No DF Já está CLIENTE EM CONTRATAÇÃO. Dr. DORIVALDO JOSÉ COIMBRA, PRESIDENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *