Categorias

O que é Projeto Pedagógico de Curso – PPC?

O Projeto pedagógico de Curso orienta as instituições de ensino superior na estrutura, acompanhamento, atualização e avaliação dos cursos.

Conheça o Projeto pedagógico de Curso

Projeto pedagógico de curso é um documento tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais, propostas pelo MEC, e auxilia as Instituições de Ensino Superior, definindo práticas pedagógicas, concepção, estrutura e reformulação do curso. O projeto também aborda itens como: apresentação do curso, organização didático pedagógica, infraestrutura, corpo docente e tutorial.

Apresentação do curso: Informações básicas de quantas vagas anuais serão disponibilizadas e as formas de ingresso. Denominação, carga horário mínima, data de início de funcionamento, unidade acadêmica ofertante e outros itens que você encontra aqui;

– Organização didático pedagógica: Este item envolve o PDI – Plano de desenvolvimento Institucional com recomendações de políticas institucionais, políticas de atendimento ao discente, estratégias e recursos que atendam as necessidades de aprendizagem, objetivo do curso, perfil profissional do egresso, estrutura curricular, conteúdos relacionados as políticas de educação ambiental, educação sobre direitos humanos, educação sobre temas étnico-raciais, metodologia utilizada, explicação sobre como as tecnologias de informação e comunicação serão utilizadas, informações sobre as avaliações no processo de aprendizagem, exposição sobre a gestão do curso e, em caso de reformulação do curso no PPC, apresentar as principais mudanças;

–  Infraestrutura: neste item devem ser incluídos os recursos oferecidos pela Instituição, tanto aos alunos quanto aos professores, para que haja um curso de qualidade e bom desenvolvimento. Para aulas presenciais, é indispensável que estejam em boas condições: a estrutura física, biblioteca, acervo, laboratórios, salas de professores, salas para reuniões pedagógicas, sala para coordenação do curso, etc. No caso do ensino a distância, o EAD, os polos de apoio aos alunos, além de uma boa infraestrutura, devem oferecer materiais tanto pedagógicos quanto tecnológicos para a realização do curso;

– Corpo docente e tutorial: Este documento faz a apresentação dos professores atuantes, além de suas formações. Mostra a atuação do coordenador e também a estruturação do NDE, que veremos a seguir.

Quem são os responsáveis pelo PPC dentro da IES?

Formado por um grupo de no mínimo cinco membros, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é responsável pela estrutura, acompanhamento, atualização e avaliação do PCC. O NDE é formado por professores, alunos e, obrigatoriamente, o coordenador do curso. Dentre os docentes participantes, pelo menos 20% devem ter o regime de trabalho em tempo integral.

Como um sistema de gestão pode auxiliar a IES no PPC?

Os sistemas de gestão, ou ERP, são ferramentas que estão presentes nas instituições a fim de auxiliar a rotina administrativa. Se tratando do Projeto Pedagógico de Curso, a gestão é feita pelo banco de disciplinas, onde são inseridas as matérias obrigatórias, encontradas na grade curricular, e inseridas facilmente na base de cada curso.

Quer fazer uma demonstração de um ERP para sua Instituição? agende aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *