Categorias

O que preciso saber sobre o Novo ensino médio?

Informações básicas sobre como me preparar para o novo ensino médio e o que esperar dessa nova metodologia de ensino no Brasil.

Atualmente, no Brasil, a evasão escolar no ensino médio é um fator preocupante quando o assunto é educação. Segundo dados do IBGE, em 2018, 1,2 milhão dos jovens entre 15 e 17 anos estavam fora da escola. Isso se dá por diversos motivos, dentre eles estão questões geográficas, culturais, socioeconômicas e didáticas.

Com isso, um novo método foi pensado e está sendo implantado trata-se da Lei nº 13.415/2017 aprovada pelo governo federal: o novo ensino médio, que tem como objetivo principal a permanência do aluno e melhores resultados de aprendizagem. Essa novidade aumentou 2.400 horas para 3.000 horas, sendo 1.800 horas direcionadas para a formação básica geral (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e 1.200 horas para itinerários formativos.

Como será composta a nova organização curricular?

1 – linguagens e suas tecnologias;

2 – matemática e suas tecnologias;

3 – ciências da natureza e suas tecnologias;

4 – ciências humanas e sociais aplicadas;

5 – formação técnica e profissional.

o novo ensino médio

Com início em 2022, o novo ensino médio atualiza o método de ensino que conhecemos hoje e se torna mais atrativo aos estudantes, isso porque, além do conteúdo obrigatório (BNCC), permitirá ao jovem que escolha seu itinerário formativo, tendo como princípio suas aptidões e interesses e, ainda, optar em realizar curso(s) ou habilitações de formação técnica profissional.

Com isso, para o auxílio dessas decisões, a escola deverá desenvolver o projeto de vida, que visa acompanhar e criar espaços e tempo de diálogos com os estudantes. O projeto mostrará possibilidades de escolhas, para que decidam com responsabilidade e consciência sobre seus anseios e aptidões.

Desafios do novo ensino:

  • A Implementação do novo ensino médio será feita em escolas públicas e privadas, isso faz com que o contraste social que acontece em maioria dos casos, favoreça as instituições privadas;
  • O risco de uma escolha incorreta do itinerário formativo, caso o aluno não tenha orientação e suporte;
  • Falta de profissionais capacitados para lecionar em cursos técnicos, que aumentariam a demanda.

Informações adicionais:
Sobre o EAD: A carga horária total do ensino a distancia será de 20%, e pode ser expandida para 30% em caso do ensino noturno.

Sobre o ENEM: E, finalmente, a adaptação do Enem para o novo ensino médio deverá acontecer gradativamente e na segunda etapa da prova o aluno escolhe o tema, desde que seja de acordo com seu itinerário formativo.

SWA e o novo ensino médio

No vídeo abaixo, nosso diretor de operações Miliano De Bastiani, fala sobre as principais mudanças no novo ensino médio, no ERP Acadêmico, SWA.JACAD.

Em breve, traremos mais novidades!

O que achou do novo método de ensino? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *