Categorias

Problemas de gestão resolvidos com ERP Acadêmico

Conheça aqui quais os problemas de gestão as instituições de ensino conseguiram solucionar usando um ERP acadêmico eficiente e completo.

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Sabemos que gerenciar uma instituição de ensino pode ser desafiador, pois não se trata apenas de um controle administrativo e financeiro. Além de inúmeros pilares que constituem uma gestão eficiente e com resultados, ainda há o fato de o mercado educacional estar em constante mudança e é preciso estar sempre inovando e atualizando métodos que as acompanhem.
A tecnologia é uma grande aliada das instituições, pois é ela quem trás resolução e automação de processos antes realizados manualmente. Vamos conhecer alguns dos maiores problemas já enfrentados pelas instituições e que já possuem soluções tecnológicas:

1 – EXCESSO DE PAPÉIS

Por muito tempo, o armazenamento de documentos físicos ocupou muito espaço nas instituições, o que gerava acúmulo de papéis e lentidão em processos administrativos. Para isso, se fez necessária uma plataforma digital que armazene todos os documentos em um único lugar, o que facilita a busca e libera espaço. A secretaria digital, como é denominada essa plataforma, atualmente é uma exigência do MEC.
Outra exigência, que também auxilia na redução do uso de papéis, é o Diploma Digital. Este, ainda trás mais facilidade e menos burocracia, tanto para as instituições quanto aos certificados.

2 – SEGURANÇA DE DOCUMENTOS

Ainda falando sobre documentação, a segurança dos dados dos alunos é um fator importante a ser citado. A Lei Geral de Proteção e Dados – LGPD, foi criada para esta finalidade, e para isso é necessário que a instituição esteja dentro das normativas dessa Lei, que armazena e protege informações.

LGPD
Acesse o link e faça o curso gratuito sobre LGPD

3 – PROVA À DISTÂNCIA

Em período pós pandêmico, as instituições de ensino tiveram que se adaptar ao novo. Um exemplo disso são os processos seletivos para ingresso, no qual os candidatos podem se inscrever e realizar a avaliação em casa. Para os professores, também foi um facilitador, já que é possível a criação, aplicação e correção automatizada das provas.

4 – GESTÃO FINANCEIRA

Ter o controle financeiro de uma instituição é peça-chave para manter a estabilidade e monitoramento de receitas. Tendo números exatos sobre valores de suas finanças e previsão de gastos, é possível investimentos em infraestrutura, marketing para captação e várias outras melhorias. Se tratando ainda do setor financeiro, outra facilitação resultante da tecnologia são as formas de pagamento, que se tornaram mais fáceis e rápidas através de aplicativos.

5 – COMUNICAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO/ALUNOS E RESPONSÁVEIS

Estar presente na instituição e/ou ter que enfrentar filas para realizar processos acadêmicos era um grande problema aos alunos e responsáveis. Pensando nisso, aplicativos possibilitam o acompanhamento das rotinas acadêmicas, como horários, notas, avisos e, ainda, facilita a comunicação com a instituição, de forma eficaz.

ERP ACADÊMICO

Estes, são alguns dos desafios que foram enfrentados pelas instituições e que foram solucionados com a ajuda da tecnologia. Hoje em dia, temos os sistemas de gestão que facilitam a rotina em todos os setores.
Em um ERP Acadêmico completo, você encontra todas as soluções aos problemas apresentados acima. Conheça todos os benefícios que o JACAD oferece às instituições de ensino por todo o Brasil.

JACAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *