Categorias

Crianças programando com Scratch!

Fazer a diferença! Esse é um dos objetivos da SWA Sistemas e devido ao Dia das Crianças, promovemos uma ação diferente. Com as crianças programando jogos no Scratch!

Fazer a diferença! Esse é um dos objetivos da SWA Sistemas e devido ao Dia das Crianças, promovemos uma ação diferente. Sabemos que as novas gerações estão muito ligadas a jogos, computadores, celulares, que tal aproveitar toda essa interação, para estimular a criatividade, além de conhecimentos matemáticos e linguagens de programação.

No dia 9 de outubro de 2019, em parceria com o SESC Medianeira, levamos uma ferramenta chamada Scratch, uma ótima maneira de introduzir a programação em sala de aula, com ela é possível desenvolver jogos, animações, entre outras atividades. Não é exigido que saiba escrever os códigos, mas, mesmo assim, com o Scratch é possível desenvolver a capacidade analítica e entender como funciona a programação por trás de tudo o que utilizamos hoje em dia.

Além de: Incentivar crianças e adolescentes a desenvolver uma linha de pensamento e a raciocinar sistematicamente, desafia a imaginação e permite que a pessoa explore diversos elementos para conseguir expressar o que deseja, exercita a capacidade cognitiva e o uso dos sentidos humanos.

Por que utilizá-lo na educação?

Mesmo que crianças e jovens estejam completamente familiarizados com a tecnologia, é importante entender que ser nativo digital é diferente de possuir fluência digital. Enquanto o primeiro fala sobre a habilidade de utilizar gadgets de maneira intuitiva, sem necessidade de que alguém ensine o passo a passo, o segundo diz respeito à capacidade de se expressar por meio da tecnologia. Estamos falando aqui de pessoas capazes de participar da sociedade, sabendo se comunicar, criar soluções e mostrar suas ideias para o mundo, aproveitando a possibilidade originada pela internet.

O Scratch é uma ótima maneira de introduzir a programação em sala de aula porque é muito simples: funciona com blocos, em que cada um representa uma função ou um controle no programa. A pessoa escolhe o que quer e simplesmente monta no ambiente virtual, sendo capaz de acompanhar o resultado do seu esforço e, assim, revisar o programa criado, melhorar aspectos dele e discutir sobre novas possibilidades com uma grande comunidade. Não é exigido que saiba escrever os códigos, mas, mesmo assim, com o Scratch é possível desenvolver a capacidade analítica e entender como funciona a programação por trás de tudo o que utilizamos hoje em dia.

criança programando com scratch

5 motivos para usar o Scratch em sala de aula:

  1. Incentiva crianças e adolescentes a desenvolver uma linha de pensamento e a raciocinar sistematicamente.
  2. Desafia a imaginação e permite que a pessoa explore diversos elementos para conseguir expressar o que deseja.
  3. Não exige conhecimento de código, embora faça com que quem o utiliza se familiarize com o modo de funcionamento da programação.
  4. Atrai a atenção dos jovens que já estão totalmente familiarizados com tecnologia e permite que eles continuem o aprendizado também fora da sala de aula.
  5. Cria um ambiente de discussão com foco no planejamento de um programa em que crianças e jovens se ajudam buscando desenvolver e conhecer soluções cada vez melhores.

E aí, o que sua instituição tem feito para motivar o uso da tecnologia na educação? Conta para nós nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *