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Projeto de vida: a importância de começar a implementar

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oito jovens felizes formando uma grande estrela com seus dedos, a imagem vem de baixo como se estivesse nos pés com um fundo branco

Um projeto de vida é um modelo organizado dos objetivos e das aspirações que uma pessoa tem em relação ao seu futuro, uma bússola para que direção deve seguir. É composto muitas vezes por diversos aspectos, como cursos de graduação, aprender um novo idioma, sucesso profissional, estabilidade financeira, e inserção no mercado de trabalho.

Elaborar um projeto de vida logo cedo, na adolescência, vai trazer uma perspectiva diferenciada, aumentando a responsabilidade a respeito de sua própria trajetória de vida. Além de abordar os objetivos, é preciso abordar os caminhos que o jovem precisará percorrer para alcançá-los.

 

plano de vida na adolescência

 

Qual o papel da família?

O básico para a família apoiar o adolescente que está nesse processo de começar a criar o seu projeto de vida, é o incentivo e apoio incondicional, para que ele possa criar autoconfiança e investir em suas próprias ideias.

Nesse momento é preciso agir como um motivador, não fazer por ele, e sim ser um exemplo onde ele possa se espelhar, ter um orientador para seguir com o seu objetivo.

 

Qual o melhor momento de começar?

O importante é começar desde cedo, quando ainda criança, ir inserindo aos poucos a transmissão de valores como humildade, honestidade, respeito e tolerância, através de orientações envolvendo as convivências com a família.

 

Como trabalhar o Projeto de vida no ensino médio?

Primeiramente o caminho começa com a implementação do Novo Ensino médio, onde o Conselho Nacional de Educação já tem definido os 9 princípios para nortear essa reformulação, sendo um deles:

II – projeto de vida como estratégia de reflexão sobre a trajetória escolar na construção das dimensões pessoal, cidadã e profissional do estudante;

Além disso a BNCC também trouxe o Projeto de Vida como uma das competências gerais, dando direção aos esforços. Principalmente no quesito de valorizar a diversidade dos saberes e vivências culturais para apropriar-se de conhecimento e experiências que possibilitem entender as relações do mercado de trabalho, fazendo as escolhas que falam sentido ao seu projeto de vida.

 

Qual a importância das aulas de projeto de vida?

O projeto de vida deve fazer parte da metodologia de projetos da escola, de aprendizagem ativa de valores, competências para que cada estudante encontre a relevância, propósito e sentido no seu processo de aprender, e que integre dentro de suas vivências, reflexões, consciência e visão de mundo.

 

– Passos para desenvolver o projeto de vida dos alunos

Uma das formas mais rápidas é realizando ações pontuais, como palestras, mini cursos, oficinas para os professores sobre as questões relacionadas ao projeto de vida.

Trazer módulos de diversos temas para os alunos, como autoconhecimento, criatividade, resolução de problemas, comunicação, empreendedorismo, gestão de tempo, orientação de estudos, entre outros. E esses módulos podem ser integrados ao currículo de forma sequencial.

Uma outra forma de aplicar, é através de um tutor de projeto de vida por classe, que possa discutir todas as questões apontadas com os alunos, e os acompanhando nesse processo formativo.

A forma avançada de aplicar o desenvolvimento do projeto de vida, é a criação de um mentor por aluno, que o acompanha permanentemente durante um ciclo específico. Um modo de ver a organização escolar mais centrada no aluno, que vai tornar a aprendizagem muito mais relevante e significativa para ele.

 

– Desafios para trabalhar o projeto de vida

O maior desafio é desenvolver a visão de mundo, competências cognitivas e socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração, comunicação, autocontrole, entre outras.

Conheça os modelos de integração do projeto de vida no currículo feito por outras instituições de ensino.

Desenhe uma proposta a curto prazo e outra de implementação no médio prazo, e para isso, envolva as famílias, para que elas possam opinar, assim como os alunos também. Isso vai fazer com que todos entendam os processos e ajudem você no seu desenho.

 

Conclusão

Os projetos de vida tem como principal objetivo o autoconhecimento, para que a pessoa descubra seus potenciais e os caminhos que ela deve seguir, ou que são mais promissores, para a realização de seus sonhos e objetivos.

Em qualquer momento pode ser definido um projeto de vida, e esse processo pode se tornar muito mais enriquecedor através das experiências, e na busca contínua pelo conhecimento. E é por isso essa importância e urgência para iniciar desde cedo na vida do adolescente ou criança, iniciar essas ações, dentro da escola e dentro de casa também.

A sua instituição educadora está promovendo esse tipo de ação com os alunos? Vocês já pensaram em implementar? Conte para nós aqui nos comentários!

Até a próxima! 💙

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