Categorias

Diploma digital: tudo o que você precisa saber

Imagine poder acessar seu diploma de graduação em qualquer lugar com total segurança e praticidade. Essa é a realidade do diploma digital, a versão moderna.

Cansado de carregar diplomas físicos frágeis e suscetíveis a perda ou danos? Imagine poder acessar seu diploma de graduação a qualquer momento, em qualquer lugar, do seu smartphone, tablet ou computador, com total segurança e praticidade. Essa é a realidade do diploma digital, a versão moderna e otimizada do seu certificado de graduação, que acompanha as demandas de um mundo cada vez mais digital e conectado. 

 

Neste artigo, vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta: 

  • O que é diploma digital? 
  • Quais as diferenças para o diploma físico? 
  • Quais as vantagens de ter um diploma digital? 
  • Como o Jacad te ajuda a emitir diplomas digitais com segurança e otimização? 

 

Prepare-se para conhecer a nova era dos certificados acadêmicos! 

 

O que é diploma digital? 

O diploma digital transcende a mera digitalização do diploma físico, representando uma transformação na forma como as instituições de ensino reconhecem e validam o conhecimento de seus alunos. Mais do que um arquivo eletrônico, o diploma digital é um símbolo da era digital na educação, abrindo portas para um futuro mais conectado, seguro e sustentável.

O diploma digital vai além de um simples documento. Ele representa uma mudança de paradigma na educação, impulsionando a modernização, a segurança e a sustentabilidade do sistema educacional. 

 

Ao adotar o diploma digital, as instituições de ensino demonstram seu compromisso com a inovação e com o futuro da educação, preparando seus alunos para os desafios e oportunidades do mundo digital. 

 

 

Diploma digital x diploma físico: qual a diferença? 

O diploma digital é uma versão eletrônica do certificado de conclusão de curso, geralmente em PDF, com validade legal equivalente ao diploma físico tradicional. A principal diferença entre os dois está no meio de armazenamento e acesso: 

  • Diploma físico: impresso em papel especial, com assinatura e carimbo da instituição de ensino, selo em relevo e outros elementos de segurança. 
  • Diploma digital: arquivo eletrônico assinado digitalmente com certificado ICP-Brasil, código QR para validação e outras tecnologias que garantem sua autenticidade. 

 

Outras diferenças importantes: 

  • Segurança: o diploma digital é protegido por assinatura digital e criptografia, o que garante sua autenticidade e segurança contra fraudes. 
  • Praticidade: facilmente acessado, armazenado e compartilhado em formato digital. 
  • Sustentabilidade: a emissão de diplomas digitais contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel e outros recursos naturais. 

 

Quais as vantagens do diploma digital 

O diploma digital é um documento oficial em formato eletrônico que comprova a conclusão de um curso. Ele é emitido por instituições de ensino e possui a mesma validade jurídica do diploma físico tradicional.

 

Para as instituições de ensino, o diploma digital também oferece diversas vantagens: 

  • Redução de custos: A emissão de diplomas digitais é consideravelmente mais barata do que a emissão de diplomas físicos. Isso porque as instituições de ensino não precisam arcar com os custos de impressão, armazenamento e envio de documentos físicos, gerando uma economia significativa de recursos financeiros. 

 

  • Agilidade: O processo de emissão de diplomas digitais é mais rápido e eficiente do que o processo tradicional. As instituições de ensino podem emitir diplomas digitais em questão de minutos, sem a necessidade de esperar pela impressão e entrega dos documentos físicos. 

 

  • Modernização: A emissão de diplomas digitais demonstra o compromisso da instituição com a modernização e a inovação. Isso pode contribuir para atrair mais alunos e melhorar a imagem da instituição no mercado educacional. 

 

Jacad: a solução completa para emissão de diplomas digitais 

O Jacad é uma plataforma completa de gestão acadêmica que oferece uma solução completa para emissão de diplomas digitais. Com o Jacad, você pode: 

  • Emitir diplomas digitais com segurança e confiabilidade: o Jacad utiliza as mais avançadas tecnologias de segurança para garantir a autenticidade e a integridade dos diplomas digitais. 
  • Personalizar seus diplomas digitais: inclua a logo da sua instituição, o nome do curso, o nome do aluno e outras informações relevantes. 
  • Gerenciar a emissão de diplomas digitais de forma eficiente: o Jacad oferece uma plataforma intuitiva e fácil de usar para gerenciar todo o processo de emissão de diplomas digitais. 

 

Confira o video completo sobre o E.doc, a ferramenta completa e nativa do JACAD para emissão e gestão de diplomas digitais

 

Com o Jacad, você garante a segurança, a praticidade e a modernidade dos seus diplomas digitais.
Diploma Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *