Categorias

Tecnologia na educação e o papel do professor

Nos momentos atuais não da mais para pensar em educação sem a tecnologia, mas como a sua instituição tem integrado a tecnologia na educação?

A educação está em busca de novos caminhos. Processos de ensino e aprendizagem tradicionais não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo, muito menos ao perfil do aluno do século XXI. O modelo atual de escola foi desenvolvido para atender às necessidades de uma sociedade que se industrializava e precisava treinar os trabalhadores para realizar tarefas menos artesanais em ambientes mais complexos.

Salas de aula com muitos alunos, carteiras enfileiradas, foco em conteúdo, ensino massificado: o universo escolar acabou por incorporar muitas das características das antigas linhas de produção.  O mundo mudou. As tecnologias digitais transformaram as relações, os sistemas de produção e as formas de geração e circulação do conhecimento. A capacidade de criar e inovar passou a ser o grande ativo das organizações. A flexibilidade, a aptidão para resolver problemas, se comunicar, liderar, trabalhar em equipe e estar sempre aprendendo tornaram-se as competências mais valorizadas

A tecnologia impactou na forma como fazemos, utilizamos, convivemos e até mesmo como exercemos a nossa cidadania, influenciando também na forma em que aprendemos e ensinamos.

A partir de que começaram a chegar computadores as escolas, a intenção educar para o uso das tecnologias. Hoje utilizamos a tecnologia para educar, permitindo a superação de três grandes desafios da educação:

Equalidade

A equidade, trás a ampliação do acesso ao conhecimento a recursos educacionais diversificados, além da personalização, a inteligência artificial que nos permite acompanhar em tempo real o aprendizado de cada um.

Qualidade

Recursos mais ricos, interativo, dinâmico, que auxilia no processo de aprendizagem dos alunos, além de estar disponível a qualquer momento, de fácil acesso, dando mais autonomia aos alunos. 

Contemporaneidade

Modo de aprendizagem que dialoga com alunos do século XXI, intensamente mediado pelas tecnologias, preparando-os para o presente e futuro as competências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos.

A tecnologia resolverá todos os problemas da educação?

Vale destacar que o uso da tecnologia não resolverá todos os problemas em sala de aula. É necessário mesclar o online com o off-line, hoje chamado de ensino híbrido.

Outro fato que deve ser levado em consideração é o cuidado para não se criar uma versão digital das práticas pedagógicas tradicionais. Utilize os benefícios para se criar novas abordagens, que possam trazer a educação para o século 21.

Além disso a Tecnologia não substitui o professor! Ao contrário, ela empodera os educadores, permitindo que abandonem atividades mecânicas ou repetitivas, como corrigir exercícios e dar aulas expositivas, e tenham mais tempo para atuar como mediadores, mentores e designers da aprendizagem.

Assim como tem alto poder de contribuir, pode prejudicar, seja gerando muita dispersão, seja ampliando a desigualdade entre os que têm e os que não têm acesso.

Para que a tecnologia possa de fato transformar a educação, é preciso:

Assegurar infraestrutura:
• Conectividade;
• Rede lógica com Wi-Fi;
• Equipamentos cada vez mais móveis;
• Uso quase transparente.

Garantir recursos digitais cada vez mais diversificados e qualificados:
• Fomentar produção por empreendedores, educadores e até alunos;
• Permitir que estejam disponíveis para escolas, professores e alunos de forma gratuita ou adquiridas pelas redes como o livro didático;
• Avaliar para que sejam sempre aprimorados.

Formar professores:
• Utilizá-las na própria formação para que eles se familiarizem;
• Oferecer referencias do que pode ser feito;
• Disponibilizar ferramentas;
• Usar para que troquem conhecimentos e práticas.

Mobilização da sociedade, especialmente famílias e alunos:

  • Compreender como utilizar com propósito e da melhor maneira para que juntos possamos garantir o direito de todos os brasileiros a uma educação de qualidade, que prepare para a vida e permita a aprendizagem ao longo de toda a nossa existência.

E ai professor(a), como você está se adaptando a tecnologia na educação? Compartilhe sua experiência!

Vale ressaltar que nosso sistema tem um material que aborda todos os recursos básicos do portal do professor SWA.JACAD! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *