Categorias

Onboarding Grupo SWA

Onboarding é um projeto do EDUCA.SWA, desenvolvido pelo Grupo SWA, tendo como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas

Onboarding Grupo SWA 

O onboarding, que em português significa “integração”, é uma iniciativa do Grupo SWA que, desenvolvido pelo projeto EDUCA.SWA (que já falamos aqui), está encerrando a segunda turma e já capacita mais de 30 pessoas para a imersão no mercado de trabalho. 

O Grupo conta com a parceria do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), parceria essa que tem um grande papel de desenvolvimento no município de Medianeira, no Paraná.
O projeto teve início em maio de 2022, e tem como objetivo desenvolver pessoas com cursos de qualificação tecnológica, financeira, desenvolvimento de aptidões psicológicas, autoconhecimento, comunicação e escrita.
Por falar em treinamento, os participantes da segunda turma, orientados pela instrutura de Comunicação Escrita – Tassia Cristine Coppini, falaram um pouco sobre este método, veja a seguir:  

Ingresso no mercado de trabalho 

Muito se fala sobre primeiro emprego e sobre a insegurança de ingressar no mercado de trabalho, o método Onboarding faz com que o novo colaborador se adapte de forma eficaz: um treinamento de capacitação e ambientação para os novos recrutas. Atualmente, com o mercado acelerado e a necessidade constante de profissionais capacitados, este método de ambientação se destaca. 

 O Método Onboarding 

Na etapa de treinamento, as empresas colocam colaboradores experientes junto com os novos, justamente para realizar a integração. Além da capacitação técnica, o método Onboarding abrange áreas como tecnologia, saúde mental, valorização do perfil do colaborador, autoconhecimento, habilidades de comunicação, exposição de ideias e desenvolvimento de competências exigidas para cada função. Desta forma, a relação de aproximação pode ser feita em um ambiente mais agradável. 

O Objetivo 

Além da capacitação em massa, o objetivo é acelerar a curva de aprendizado, para que em pouco tempo de empresa, o colaborador já possa trazer um feedback positivo, além de facilitar a relação interpessoal e profissional entre a equipe. 

 Benefícios 

Este método pode trazer inúmeros benefícios, como: retenção de colaboradores, produtividade, motivação, cultura, valores, comunicação, liderança e descoberta rápida de novos talentos.   

Em vista do exposto, podemos dizer que o método Onboarding realmente traz os colaboradores a bordo da empresa, se aplicado de forma correta. Podendo alavancar os resultados de uma organização, sendo muito eficaz no momento de crescimento de uma instituição, para moldar e gerar uma boa relação entre as pessoas e desenvolver as habilidades necessárias para   desempenhar cada função com maior produtividade e bem estar dos integrantes, desta forma, o retorno do investimento feito pela empresa pode ser visto a curto e longo prazo. 

Veja o depoimento de um dos participantes do projeto:  

     

onboarding“Um momento marcante em minha vida, pela primeira vez pude desfrutar de uma empresa que realmente valoriza os seus colaboradores, trazendo um treinamento completo, desde comportamento profissional até o conteúdo técnico.  É impressionante ver que a empresa está crescendo tanto e não deixa de capacitar novos colaboradores, nos fazendo sentir em casa, realmente abraçados pela empresa. Que momento!”

Jean Vitor Dias Friedrich 

 

Este texto foi pré-elaborado pelos integrantes da segunda turma de onboarding do projeto EDUCA.SWA, que tiveram treinamento de escrita pela Instrutora SENAC Tassia Cristine Coppini.

Autores: Jean, Guilherme, Isabela, Daniel, Laura, Amanda, Dáblia

Revisão e ajuste: Bruna Evelyn – SEO Grupo SWA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *