Categorias

Metaverso, uma nova era da tecnologia!

O Metaverso é uma realidade cada vez mais próxima. Entenda o que é, como funciona e como beneficiará o mercado educacional.

O Metaverso, mesmo parecendo ser uma realidade distante, está cada dia mais presente em nosso dia a dia. Neste blog você entenderá melhor do que se trata esse conceito e quais os planos desta tendência.

 

Origem

 

Engana-se quem acha que Mark Zuckerberg lançou essa novidade no mercado. Em 1992, Neal Stephenson, publicou o livro Snow Crash (no Brasil, publicado como Nevasca) onde as pessoas criavam avatares de si mesmas e exploravam um mundo virtual. Apesar das semelhanças, Stephenson diz que as características não se alinham com a ideia de Mark, já que esta não se trata de uma escala planetária que foge do “mundo real”.

Além de livros, a realidade virtual já se faz presente em filmes, séries e jogos. Exemplo disso é um show virtual do rapper americano Travis Scott, um evento astronômico exibido pelo jogo Fortnite em 2020, contando com 10,7 milhões de usuários online simultaneamente.

Voltando a falar do CEO do Facebook, Mark tornou o termo ainda mais popular ao mudar o nome da sua empresa para META em outubro de 2021, com o propósito de possibilitar que as pessoas façam o que puderem imaginar em uma nova era da tecnologia.

 

Como funciona o metaverso?

 

Trata-se de um ambiente online onde é combinada a realidade física e virtual. Uma experiência 3D mais imersiva. Atualmente, para entrar no metaverso, você precisa de um fone de ouvido, de realidade virtual ou um óculos de realidade aumentada. Um sistema de projeção também pode auxiliar para apresentação de um holograma realista.

 

O que será construído?

 

É provável que alguns planos do metaverso sejam mais imediatos, em jogos por exemplo, como já vimos no exemplo acima. Já a ideia de poder encontrar outras pessoas e sentir como se estivessem no mesmo lugar, talvez seja um plano a longo prazo, afinal, a criação de um gráfico extremamente realista, que faça com que nosso cérebro acredite neste universo, requer muito trabalho.

Outras características que compõem este universo será a realização de trabalho remoto, identificação digital, facilidades nas vendas, variedade de entretenimento e novidades na educação.

 

Metaverso na Educação

 

No mercado educacional, as aulas poderão ser cada vez mais empolgantes e interativas. Em aulas práticas, técnicas cirúrgicas poderão ser realizadas sem riscos em cursos de medicina, por exemplo.

O JACAD convidou Thatiana Canan, fundadora da Be.U Startup, para nos contar sobre o Metaverso e o impacto no comportamento, aprendizagem e inovação. O evento será online e gratuito, se inscreva aqui!METAVERSO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *