Categorias

Já fez a consolidação acadêmica e financeira em seu sistema?

Durante as rotinas de sua instituição de ensino, você já se deparou com um relatório incompatível? Dados que sofrem mudanças drásticas de período para período?

Durante as rotinas de sua instituição de ensino, você já se deparou com um relatório incompatível? Dados que sofrem mudanças drásticas de período para período? E por muitas vezes culpa o seu sistema de gestão pela falta de veracidade? No artigo de hoje, trouxe um dos recursos que o sistema Jacad oferece para garantir a veracidade e a segurança dos dados, a Consolidação Acadêmica e Financeira!

 

Atualmente apenas 15% dos usuários do Jacad utilizam esse recurso, um dado preocupante quando o assunto é gestão. É possível ter indicadores seguros sem a consolidação acadêmica e financeira?  Sim! Se sua instituição possui rotinas bem executadas e minimizando o máximo de erros, agora se por vez os relatórios já não batem, é necessário utilizar esse recurso.

 

Ambos os recursos podem ser comparados com o famoso “balancete” realizados pela contabilidade.

 

O que iremos aprender neste artigo?

  • O que é a consolidação acadêmica?
  • E a consolidação financeira, o que seria?
  • Qual a importância de realizar o processo?
  • Como é o fluxo de conciliações no Jacad?

 

 

  • O que é consolidação acadêmica?

 

Consolidação Acadêmica foi desenvolvida com o objetivo de analisar os dados acadêmicos da instituição verificando inconsistências e as expondo para que sejam resolvidas separadas por período letivo, para que tudo fique corretamente alinhado com a política acadêmica da instituição. Com isso, podemos proporcionar a integridade dos dados na emissão de relatórios e na evolução da situação dos alunos enquanto ingressos nos cursos da IES. Inclusive, o ato de consolidar as informações acadêmicas, pode resolver uma grande questão, que é o encerramento correto dos alunos concluintes daquele período.

 

 

  • E a consolidação financeira, o que seria?

 

O processo de Consolidação Financeira permite um maior controle sobre os Relatórios Financeiros e apresenta os dados de forma concisa, podendo o usuário assim ter maior confiança nos dados financeiros da instituição.

Assim, uma vez feita a Consolidação Financeira a mesma NÃO DEVERÁ ser reaberta, somente em casos de extrema importância, pois qualquer alteração feita pode influenciar diretamente nos resultados apresentados nos relatórios.

 

 

  • Qual a importância de realizar o processo?

 

Extremo! Tanto quanto, por vezes recurso já foi utilizado pelos clientes JACAD para identificar fraudes, processos maus executados. Sabe quando estamos na correria e tem alguns itens que é deixado para depois, porém acabamos esquecendo? O recurso de consolidação acadêmica e financeira relata tudo o que está preenchido de forma incorreta ou que não foi executado corretamente, como apresentado na tela abaixo:

 

(Tela de consolidação acadêmica)

 

 

Após consolidado, nenhum funcionário sem a permissão máxima do sistema pode alterar alguma informação, conforme a tela abaixo:

 

(Tela de consolidação acadêmica)

 

 

 

Já na parte de consolidação financeira, o recurso apresenta o que está inconsistentes e é possível executar os processos de forma individual, até ficarem ativos.

 

 

 

Outro item importante é que sem os dados bem consolidados, o recurso do business intelligence do Jacad, pode acabar apresentando erros.

 

 

 

  • Como é o fluxo de conciliações no Jacad?

 

 

Agora que você já sabe a importância do recurso, que tal consolidar o acadêmico e o financeiro no seu sistema Jacad? Acesse a documenta abaixo:

 

Consolidação Acadêmica: Consolidando o Período (jacad.com.br)

Consolidação Financeira: Inconsistências no processo da Auditoria (jacad.com.br)

 

 

Depois me conte a experiência da consolidação nos comentários.

Ah, e se você ainda tem alguma duvida de como o Jacad auxilia na gestão de sua instituição, acesse o link abaixo para uma demonstração do nosso ERP ↓

Demonstração Jacad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *