As dores dos polos e a estratégia de crescimento

Em 2022 o censo do MEC registrou um crescimento 102% de polos em relação a 2021, que se dá pelo grande aumento de ingressantes que buscam a modalidade EAD.

Em 2022 o censo do MEC registrou um crescimento 102% de polos em relação a 2021, que se dá pelo grande aumento de ingressantes que buscam a modalidade EAD.

 

Em 2023, pode ultrapassar os 4 milhões de alunos, e como estamos falando de grandes números, se destacar no mercado e buscar novas estratégias para atrair alunos e se tornar um polo com relevante no mercado da educação. 

 

O que iremos aprender neste artigo?

  • O que é um polo EAD?
  • Quais as necessidades dos polos EAD?
  • Quais estratégias fazem seu polo se destacar na nova vertente;
  • Como o Jacad pode auxiliar na minha gestão de polos ead?

 

 O que é um polo EAD? 

Para você que não entende muito bem o que é o EAD, vou explicar aqui!

A sigla EaD significa Ensino a Distância, ou também Educação a Distância. Essa modalidade de graduação permite com que as aulas sejam realizadas a distância, seja de forma remota ou por uma plataforma on-line.

O EaD funciona de uma forma prática e simples. Para o ingresso em um curso EaD, o aluno precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática.

Quais as necessidades dos polos EAD?

A complexidade de gerir um polo ou uma rede de polos é centralizar as informações de forma que gestão de polos EAD se faz necessária com bastante importância devido aos diversos recursos que devem estar disponibilizados em cada polo, como, por exemplo: 

Acervo de obras em biblioteca que atenda a possibilidade de apoio de pesquisas referentes aos diversos cursos ofertados no EAD; 

Tutores para auxiliar os alunos; 

Oferta de laboratórios de informática com estruturas adequadas; 

Estrutura de locais de testes químicos ou laboratoriais, de acordo com as exigências de cada curso; 

Locais adequados de salas de estudos com equipamentos de estudos; 

pessoal administrativo de apoio para atender aos alunos; e 

pessoal de serviços gerais e manutenção. 

Assim, se percebe que cada polo tem as necessidades de controle específicas e devem ser gerenciadas no mesmo padrão de todos os demais. 

 

Quais estratégias fazem seu polo se destacar na nova vertente

Para captar novos alunos constantemente, é preciso estabelecer quais estratégias aplicar que proporcionem lucratividade e crescimento ao longo do ano inteiro.

Para ajudar você a lidar com esse desafio, listamos quatro estratégias para aumentar o número de matrículas no seu polo educacional. 

  • Invista em marketing educacional

Muito tem se falado sobre o marketing educacional para os polos EAD: ferramentas, estratégias, aplicações. E nada disso é por acaso. Hoje em dia, com o mercado deixando claro que o ensino ainda tem espaço para poder crescer ainda mais nos próximos anos.

O marketing educacional é fundamental para o polo ter uma boa comunicação com os alunos, além disso, exerce um papel relevante na captação e na retenção dos alunos. Mas é preciso entender que esse trabalho precisa ser feito ao longo de todo o ano letivo, e não somente nos últimos meses.

 

  • Crie um programa de indicações

Uma das melhores formas de acelerar a captação de novos alunos e, ao mesmo tempo, reduzir seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é conquistar a indicação de contatos junto a seus alunos atuais.

As recomendações são instrumentos valiosos para ambas as partes. Quando se obtém uma indicação de um amigo, colega ou familiar, o risco de insatisfação é menor e a segurança da decisão é maior. Já para o negócio, esse é um caminho para aumentar o número de matrículas com um menor esforço e custo de divulgação.

Uma pesquisa demonstrou que mais de 90% dos membros da geração Y já tomaram uma decisão de compra a partir da recomendação de alguém conhecido. Ainda, 89% deles afirmaram que confiam mais na indicação de sua rede de contatos do que na divulgação das empresas.

Dados como esses demonstram o poder que as indicações têm para os negócios. Portanto, avalie instituir um programa que incentive que seus alunos façam indicações e obtenham algum benefício em troca – como brindes, descontos ou um curso adicional.

 

  • Modernize seu polo educacional

 

Hoje, vivemos uma realidade mercadológica de hiperconcorrência. E isso também inclui o setor de educação.

Quem está em busca de um curso para desenvolver determinada habilidade sabe que há no mercado diversas escolas presenciais, EaD ou híbridas ofertando treinamentos. E essa diversidade torna as pessoas ainda mais criteriosas e seletivas em suas decisões.

Por isso, é necessário manter seu polo educacional sempre com diferenciais, que sejam valorizados por seu público de interesse. E isso inclui acompanhar a atualização tecnológica, oferecer instalações acessíveis e confortáveis, ter um corpo docente qualificado e uma proposta pedagógica inovadora. Com isso, você instrumentaliza seu polo para que a prospecção seja mais ágil e eficiente.

 

  • Diversifique os cursos oferecidos

As necessidades do mercado de trabalho e, por consequência, dos alunos, estão mudando constantemente. Nesse sentido, ter um portfólio que não se adeque a essa realidade pode tornar seu polo obsoleto e dificultar a captação de novos alunos. Por isso, é sempre importante olhar para o mercado e detectar tendências em alta, oportunidades rentáveis e lacunas educacionais da sua comunidade. 

Hoje, por exemplo, cursos de idiomas, marketing digital e desenvolvimento de sistemas e aplicativos estão entre as opções mais requisitadas para suprir demandas imediatas no mercado de trabalho.

Fazendo essas atualizações, você poderá expandir o portfólio de cursos ofertados e tornar seu polo muito mais atrativo para novos estudantes!

 

Conclusão sobre gestão de polos EAD 

A gestão de polos EAD envolve diversos aspectos de controle e acompanhamentos que exigem muita atenção, análises e atuações constantes. 

Definir controles e suporte de boa qualidade é fundamental para uma boa condição de monitoramento e gestão de polos EAD. Além disso, utilizar uma plataforma de qualidade auxilia esse trabalho e é a melhor forma de manter os dados e o EAD sob monitoramento e com um padrão adequado de ensino. 

O Estúdio Site pode lhe auxiliar, pois oferece o Moodle uma plataforma EAD, reconhecida mundialmente para o ensino a distância de qualidade. 

Acesse esse link e conheça melhor o Moodle. Deixe seu comentário sobre este assunto “gestão de polos EAD” em nosso blog. 

 

  

O recurso Gestão de Polos dentro do Jacad, permite que você controle e habilite seu supervisor/vendedor ou gestor a manipular os dados de seus alunos ou futuros alunos de uma forma com que obtenha o máximo de controle possível. 

  

Acesse nosso Webinário sobre a Gestão de Polos. 

 

O Sistema Jacad já é utilizado com sucesso em diversos polos espalhados pelo Brasil. Quer saber mais? Agende uma demonstração. 

Como funciona a gestão de polos na sua Instituição? Conta pra gente nos comentários. 

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