Categorias

Análise de Alunos: Como direcionar seus alunos personalizadamente

A análise dos alunos durante o processo de rematrícula é uma etapa crucial para a gestão educacional de uma instituição de ensino.

A análise dos alunos durante o processo de rematrícula é uma etapa crucial para a gestão educacional de uma instituição de ensino. Esse procedimento permite avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes e identificar possíveis dificuldades que precisam ser superadas para que alcancem sucesso em seus estudos.

Neste guia, você aprenderá:

  • O que é a análise de alunos?
  • Quais são os benefícios para a instituição de ensino superior?
  • Quando devo utilizar essa análise?
  • Qual é o fluxo no JACAD ?

 

O que é a análise de alunos?

A análise de alunos durante a rematrícula é um processo no qual a instituição educacional avalia o desempenho acadêmico dos alunos atualmente matriculados e decide se são elegíveis para continuar estudando no próximo período letivo.

Durante essa análise, são considerados fatores como as notas dos alunos, frequência às aulas, comportamento, participação em atividades extracurriculares, entre outros.

 

 

Quais são os benefícios para a IES?

Há diversos benefícios proporcionados pela análise de alunos na rematrícula, sendo o principal deles a avaliação do desempenho dos estudantes. Isso possibilita à instituição tomar decisões informadas de forma mais eficiente em relação à permanência do aluno.

Além disso, essa análise pode ser uma ferramenta útil para identificar alunos que estejam enfrentando dificuldades em seu desempenho acadêmico e que possam precisar de apoio adicional, como aulas de reforço ou aconselhamento educacional. Desse modo, a instituição pode fornecer intervenções precoces para ajudar os alunos a terem sucesso e evitar a evasão escolar.

Por fim, a análise de alunos na rematrícula também pode auxiliar na garantia de que a escola esteja atendendo às necessidades dos alunos e que estes estejam satisfeitos com sua experiência educacional. Ao tomar decisões fundamentadas sobre a rematrícula, a instituição pode identificar áreas que precisam ser aprimoradas e implementar mudanças para assegurar o sucesso dos alunos e sua satisfação.

 

Quando devo utilizar a análise de alunos?

Essa opção deve ser realizada durante o processo de rematrícula, no momento em que a instituição está revisando de forma personalizada os seus alunos. No qual, cada aluno tenha uma particularidade diferente, seja em contrato ou quantidades de módulos contratados.

 

Qual é o fluxo no JACAD?

No JACAD, após acessar o menu acadêmico, você encontrará a opção “Análise de Alunos” com filtros que possibilitam obter informações concretas sobre as turmas e os alunos. Após compreender todo o processo de filtragem dos alunos, algumas funcionalidades são importantes:

  • Dados de Matrículas: Abre a janela de matrícula.
  • Dados do Aluno: Abre a janela com os dados do aluno.
  • Atualizar Disciplinas Cursadas: Atualiza a janela para realizar uma nova busca das disciplinas que foram cursadas.
  • Opções: Permite ao usuário remover determinadas disciplinas.
  • Selecionar Disciplina Destino: Permite informar a nova disciplina do aluno.

Essa última funcionalidade descrita possibilita direcionar o aluno de forma individual e personalizada para uma nova disciplina.

Importante considerar diversos fatores, como o desempenho em avaliações e provas, frequência às aulas, participação em atividades extracurriculares, entre outros. Esses indicadores permitem aos gestores educacionais avaliar o engajamento do aluno com o processo de aprendizagem e verificar se ele está aproveitando plenamente as oportunidades oferecidas pela instituição.

Agora que você já conhece um pouco sobre a análise de alunos agende uma demonstração sem compromisso para entender melhor como o nosso sistema pode te auxiliar nesses processos. 

análise de alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *